< Voltar

Variáveis de Uma Extração

Parte 1

Água. Temperatura da água. Fluxo. Altura do braço. Intensidade. Mão do barista. Doçura. Tempo. Xícara. Jarra. Método. Material do método. Moinho. Homogeneidade. Heterogeneidade. Café. Moedor. Temperatura do dia. Filtro. Concentração. Técnica de extração. Altura da bancada. Máquina. Contínuo. Shots. Acidez. Reação química. Granulometria. Chaleira. Ambiente. Variáveis solventes. Reações físicas.

Senhoras e senhores, depois dessa pequena lista posso afirmar: não é só fazer um cafezinho ali e tá pronto. Se você abriu a boca e experimentou uma gota de café especial é uma questão de tempo até você mesmo começar a anotar o que sentiu de diferente no sabor do café, simplesmente porque hoje o dia amanheceu chovendo mesmo se você fez tudo igualzinho ontem.

Em todas as outras bebidas que você encontrar no mundo nada vai se comparar a delicadeza de compreender o que acontece no passo a passo de filtrar um café. Café não vem em garrafinhas que é só abrir e servir, o que torna um desafio que esconde inclusive o que seu olho não vê. Assusta né?

Claro, as cafeteiras automáticas te entregam uma xícara pronta, mas e se você descobrisse que um mundo imenso de mais de 80 diferentes sabores te espera dentro de um pacotinho de café? E você num primeiro momento pode até achar um absurdo a gente querer dizer que é nesse nível, mas o bom é que uma xícara nunca mente! Sinta o sabor, comece aos poucos, logo menos você vai estar estarrecidamente preocupado com tudo aquilo ali e mais um pouco!

O que é um grão de café? Na torra a gente diz que o grão é um pequeno reator atômico, que se bem desenvolvido o paladar humano não distingue de maneira fácil o que tem ali dentro. O sabor do café é um mistério até para a ciência.

Tudo citado ali em cima tem um pré requisito: curiosidade. Até onde você vai quando alguma coisa te propõe novos horizontes? Fica aqui o convite pra você acompanhar com a gente. Fica assustado sim, e durma com esse novo barulho na sua cabeça. Prometo que vamos explicar cada uma das variáveis ali descritas.

Deixe um comentário

avatar
  Se inscreva  
Notificar