< Voltar

Tipos de Filtros

Papel, pano ou metal? Qual escolher?

Filtrar um café é extrair componentes das partículas do pó através da água quente, dependendo da temperatura e do tempo de contato adicionamos açúcares, acidez ou amargor.

Controlar o que vai pra sua xícara é possível, e uma das formas é pensar no porta filtro ou filtro que a gente pode escolher para fazer a filtragem, sempre lembrando que a melhor receita é aquela que atinge o objetivo de criar a bebida que você quer e gosta de tomar.

A parte hidrossolúvel do pó é o que a gente realmente denomina como café, e a maioria dela é composta de óleos essenciais. Isso quer dizer que se você usar um filtro de metal seu café vai ficar mais oleoso e denso, porque a rede de metal permite que os componentes escorreguem direto para sua xícara.

Quando você usa o Hario V60, nosso exemplo aqui de filtro de papel, estamos proporcionando uma bebida mais limpa e clara, que tem como característica mais leveza para o resultado final.

Com o pano, antes de falar da bebida, temos que pensar no tipo de limpeza que esse filtro precisa, e a primeira regra é: cuidado pra não guardar ele úmido e acabar mofando. O tipo de limpeza que se deve fazer é muito específica e prestar atenção é importante para não fazer mal pra saúde. O café quando coado no pano, não tem tantas nuances de sabores, porque a grande maioria dos compostos ficam presos na malha. Então o sabor é de café, café.

Não abordamos nesse momento mas, atenção na granulometria, cada método pede uma moagem diferente e isso faz toda a diferença no sabor da bebida mais gostosa do mundo (na nossa opinião).

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments