< Voltar

Principais Regiões Produtoras

MDe onde saem os melhores cafés do país?

BAHIA

Nos últimos anos os cafés arábica que saem da Chapada da Diamantina e do planalto, com altitude de até 1340m, tem ganhado concursos e o respeito interno e externo. Região cheia de produtores pequenos que fazem colheita seletiva, relacionado com o solo, as condições climáticas e a adaptação de certos cultivares de café, as safras da Bahia estão se destacando cada vez mais.

Produtores parceiros: Ireno Barbosa, Melquiadez, senhor Florisvaldo.

 

ESPÍRITO SANTO

Caparaó é a região mais conhecida de bons cafés arábica, com altitudes elevadas a mais de 1000m. Terroir diferente de todos os outros lugares faz dos cafés dessa região terem um sabor característico e delicioso.

Produtores parceiros: Afonso Lacerda, Greciano Lacerda, Neo Protazio, Edinho Oliveira, Zé Homero, Josimar Homero, Fábio Protazio, Adalson Evarista…

 

MATAS DE MINAS

Altitude de até 1200m o café cresce em temperaturas mais frias, favorece uma acidez média alta e doçura equilibrada, em sua maioria a estrutura é de pequenos produtores, mas o reconhecimento de bons cafés é internacional.

Produtores parceiros: estamos entrando em contato agora.

 

CERRADO

Com fazendas grandes e planas favorece o uso de máquinas. É uma região que as condições climáticas resultam em floradas intensas e únicas, que gera uma maturação mais uniforme e a colheita direta. Café intenso, puxado para as frutas secas como nozes, doçura de chocolate e encorpado que reflete no retrogosto.

Produtores parceiros: Marília, Helvécio Batista.

 

MANTIQUEIRA DE MINAS

Com muitas montanhas a cafeicultura tem um processo de colheita diferenciado e seletivo que viabiliza muito a produção de cafés especiais, com altitudes que variam de 900 a 1400m. Região com clima frio e rica em água.

Produtores parceiros: Vanda Borges.

 

SUL DE MINAS

Região muito boa para o café, com altitude de até 1600m favorece uma maturação diferenciada que traz características de acidez pronunciada e florais. Para muitas pessoas essa é a melhor área de café no país.

Produtores parceiros: Zecão, Kito Sanches.

 

ALTA MOGIANA

Conhecida por ser mais seca e com altitude que varia de 850 a 1000m é a região de São Paulo que mais produz arábica especial em larga escala e por processamento natural.

Produtores parceiros: Élder Moscardini, Fábio Pereira, Alexandre Provêncio, Mariana Barbosa.

 

NORTE PIONEIRO DO PARANÁ

Com condições edafoclimáticas (conjunto de características positivas, tais como relevo, umidade do ar, tipo de solo, clima etc) sugestivas a cafés de alta qualidade, são, na sua maioria, bebidas com muita doçura, encorpadas e com agradável acidez, de finalização marcante e um retrogosto harmônico.

Produtores parceiros: Cornélia Gamerschlag, Ricardo Aparecido dos Santos.

 

Importante dizer que estamos falando do macro de cada região, e duas observações precisam ser levadas em conta aqui:

O que dá sabor ao café não é só o conjunto de fatores naturais, é também a colheita, o pós colheita, o processamento, o tipo de separação e benefício, a forma de armazenar, a torra, quem faz esse café. Café é a bebida mais delicada de todas.

Muitos produtores ainda não sabem avaliar o café que tem, muitos lotes acabam sendo misturados num monte de outros. Não é fácil rastrear pequenos produtores que escolhem tratar o café com cuidado e atenção voltados para o mercado de especiais. O trabalho que cada safra dá é muito difícil de precificar inclusive.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments