< Voltar

O Que É Cafeína

Tomar café esperando que ele te dê energia é o que a maioria de nós faz, mas… de onde vem, o que acontece, como é possível? Você sabe o que é a cafeína antes de ser algo que te deixa acordado? 

Na parte biológica da planta, lá no cafeeiro, a função primordial da cafeína é a proteção natural do sistema, que auxilia no crescimento e maturação dos frutos. A cafeína age como um inseticida, liberando amargor como se fosse um aviso “o fruto não está totalmente maduro”.

Na maturação ideal dos frutos ainda existe cafeína, no Robusta o dobro da quantidade do Arábica. Importante pensar que como a cafeína é uma proteção natural e consequentemente amarga, dependendo de como você extrair o café esse amargor pode passar para a xícara, mas não é a cafeína a razão principal de todo e qualquer amargor.

A gente consegue ter índices altos de cafeína quando utilizamos temperaturas altas e tempo de infusão prolongado. Moer na hora claro, faz toda a diferença, porque a oxidação é outro fator que altera o sabor e traz amargor, gosto de remédio em um café não é normal. Café é para ser gostoso!

Faça testes de tempo de infusão diferentes, com cafés diferentes, e você vai perceber melhor como funciona fazendo café por você mesmo! Café coado tem mais cafeína que o espresso, e o café solúvel tem mais cafeína do que o espresso! Sabores intensos não estão diretamente relacionados a cafeína. E o que acontece com seu cérebro? Olha só:

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments