< Voltar

Melitta X Hario V60

Quem usa o Melitta há tanto tempo talvez não entenda muito bem porque que o Hario V60 é tão falado dentro do mundo do café especial, e que de certa forma, roubou o lugar do mais popular método para se fazer um coado. E por que será?

Café sendo servido na jarra de vidro

Vamos analisar primeiro o design dos métodos, antes de falar do café. O Hario V60 é cônico, com abertura de 60 graus, por isso o nome. Ele tem ranhuras na parte interna e um furo único, bem largo se comparado com o Melitta, que tem as laterais achatadas e a base achatada também, com um furo menor para escapar o café coado.

A Melitta lançou novos modelos no Brasil, e assim como o V60, você consegue encontrar o coador feito de diferentes materiais, não só o de plástico que a gente acha fácil no mercado. Os materiais que compõem os coadores determinam, basicamente, controle térmico, na hora de escolher o seu, pense em praticidade e o que vai ser melhor para o seu consumo.

Os dois usam filtro de papel, com formatos diferentes, próprios para cada design. E na hora de coar? O que diz as xícaras pelo resultado dos métodos usados?

O Melitta permite muito mais áreas de contato entre pó de café e água, e mais contato quer dizer mais extração. A bebida fica mais encorpada e dependendo, o amargo pode sobressaltar aqui. No V60 temos uma filtragem direta, onde a água só encosta nas paredes e passa, ficando o tempo suficiente para percorrer as partículas do pó e escorregar para a xícara, por isso há mais chances da xícara ficar mais harmoniosa.

Isso tudo depende da granulometria! Não é regra, inclusive com alguns ajustes dá para se ter um resultado bem parecido nos dois métodos, é só pensar que: se no Melitta proporciona maior superfície de contato, eu moendo um pouquinho mais grosso, consigo ter o mesmo nível de extração que se comparar com o V60.

E se eu quiser um resultado no Hario V60 parecido com o Melitta é só a gente afinar um pouquinho mais o pó. Entendeu? Você prefere qual método?

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments