< Voltar

Limpeza dos Equipamentos

A higiene e limpeza dos métodos, máquinas e equipamentos é muito, mas muito importante para o café continuar saindo gostoso. Café é oleoso, se você não limpar ele vai ficar grudando. Café gruda, impregna, e é um ótimo substrato para crescimento de micro-organismos. Por isso, fez café? Descarte, lave com sabão neutro ou passe um pano úmido, deixe secar e só depois guarde.

Café saindo da Moka

Já vi máquinas super automáticas de uso diário que nunca foram abertas para limpeza, em situações muito críticas. Quando abri o lado de uma delas, tinha mofo em várias partes, pó de café que caiu e estava lá há meses, talvez anos. E o gosto do café dessa máquina? Bem, por mais que as pessoas usassem um café de qualidade, o gosto saia ruim, azedo, estranho.

Limpar as máquinas e os utensílios é uma questão de saúde, que demanda atenção e manutenção de acordo com o uso. Se for no seu trabalho, avise as pessoas que fazem o cafezinho para cuidarem da limpeza pela manhã.

Não basta ter um grão bem torrado e de qualidade, sendo que a máquina ou o método não estão em boas condições para refletir e preservar o sabor que uma xícara merece.

 

Dicas para manter tudo limpo

Se você usa uma super automática (máquinas de escritório, de apertar um botãozinho e sair um espresso) pegue o manual e dê uma olhada em como retirar a parte lateral, assim você tem acesso ao interior da máquina. Retire o que estiver caído lá dentro e passe um pano. Para a parte interna dos tubos, cada modelo indica uma pastilha de limpeza e a regularidade que precisa usar. Fique atento!

Caso você use a prensa francesa, lembre-se que não é só passar uma água e tirar o pó lá de dentro. A Prensa tem três filtros, que formam o êmbolo, e essa parte é desmontável, recomendamos desrosquear e limpar separadamente.

O filtro de pano é outro que precisa de cuidados. Depois de usar, passe uma água quente para retirar o pó de café. O recomendável é guardar ele dentro de um pote na geladeira, o que diminui a possibilidade de bactérias e fungos. Lembre-se de não deixar ele nem úmido e nem torcido dentro do armário. Vai dar cheiro e gosto ruim. Além de te fazer mal.

A Moka parece ser o mais difícil de todos os métodos no quesito limpeza, porém o mais importante aqui é prestar atenção na granulometria que você está usando para fazer café e o pó não subir pelo bico. A importância da granulometria certa facilita a limpeza e melhora o desempenho do café, potencializando os sabores agradáveis.

No mais, usou = limpou.

Não deixe o café ficar dentro dos métodos por muito tempo. Isso prejudica não só a sua saúde, mas também a vida útil dos utensílios.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


1 Comentário
Antigos
Novos
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
4 anos atrás

[…] para proliferação de bactérias e vai ficando inutilizável com o passar do tempo. No post sobre limpeza de métodos tem informações importantes sobre como cuidar dos seus métodos […]