< Voltar

Limpar o Moinho

Todo barista tem um pincel na cafeteria, e ele serve pra limpar o filtro da máquina de espresso, além de um paninho no bolso, pra tirar os resíduos. E quem faz café em casa precisa de um pincel? Segura essa dica de ouro:

Mesa com utensílios de café coado

A limpeza dos utensílios para fazer café é de extrema necessidade para continuarmos tomando nossos cafés deliciosos, e sempre que a gente pensa em limpeza, pensamos rapidamente em enfiar embaixo da água e usar a bucha e o sabão para lavar tudo.

Para os métodos de extração que usamos em casa é exatamente assim que devemos pensar, logo após fazer café, descarte o pó e tire todo o óleo que grudar, com água e sabão neutro, e deixar secar. Daí já estará pronto pra próxima vez que precisar usar.

Mas, quem mói café na hora não pode aplicar essa regra. Pro moinho funciona diferente e jogar água nele não é o recomendável. Vamos voltar uns anos atrás?

Quando você era criança e brincava com lápis de cor, lembra que não deixavam você jogar água no apontador pra limpar ele? Porque a lâmina não seca direito e acaba ficando danificada, daí acaba que ao invés de apontar o lápis ele começa a mascar, e não demora muito pra você precisar comprar outro. Lembra disso? Já aconteceu com você?

No café, no caso do moinho, é o mesmo pensamento. E usar um pincel para limpar o pó que ficou grudado é a melhor opção para manter funcionando por anos e anos. Sempre que trocar de café principalmente, limpe bem para que os perfis de cada um não se misturem. E, bem, não jogue água na lâmina.

Ótimos cafés pra você (:

Deixe um comentário

avatar
  Se inscreva  
Notificar