< Voltar

Fazendo Café

PRENSA FRANCESA

Servindo café de uma prensa francesa, ambiente de cafeteria

A Prensa Francesa é um dos métodos mais legais de se fazer café, porque sai do convencional filtro de papel ou pano.

E pra fazer um bom café nela é fácil! Hoje vamos passar uma receita pra começar a entender o que esse método de êmbolo pode te oferecer.

É importante saber que o resultado do café feito na prensa é bem mais denso, pois o êmbolo permite a passagem de todos os óleos essenciais.

Se você filtrar, abaixando o êmbolo, e deixar o café ali, a extração continua – por ainda existir contato entre pó de café e a água. Isso quer dizer que, dependendo do café e do tempo que ele permanecer ali, sabores ruins vão aparecer na sua xícara.

 

Receita

Essa receita é para um café individual, ok?

 

21g de café, moído em uma granulometria média, mais no sentido da média-grossa;

250ml de água.

 

Não necessita de nenhum outro filtro, tudo o que você vai precisar já está na prensa.

Ferva a água. Ter uma chaleira de bico fino não é de extrema necessidade aqui, pode utilizar sua panela e na hora de por, coloque com cuidado. A gente faz e indica usar uma granulometria média-grossa, por causa do filtro. A malha de metal deixa escapar muita coisa e acaba que você bebe pó junto, se não tiver na granulometria adequada (além de mudar totalmente o gosto e ficar ruim mesmo).

Depois de ferver a água, coloque o pó de café na prensa. Use uma balança para saber a quantidade de água que está colocando.

Coloque mais ou menos 40ml de água e mexa com uma colher, o suficiente pra ver uma crema aparecendo. Então complete com os 250ml e espere 3 minutos até abaixar o êmbolo.

Abaixe ele devagar, e para evitar sabores ruins, sirva na sua caneca todo o café.

Para limpar, preste atenção no resto de pó que agarra entre as 3 camadas de filtro. Normalmente esse êmbolo é desmontável e você consegue limpar um por vez. Passe água na jarra e se quiser, utilize a parte de trás da esponja junto com um sabão neutro.

Aproveite seu café!

4 1 vote
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments