< Voltar

Fazendo Café

PRENSA ITALIANA

Essa é outra prensa famosa, e que todo mundo acha fácil de usar. Mas para o café ficar gostoso mesmo, doce e encorpado, elaboramos um passo a passo pra te ajudar.

Café sendo extraído na Prensa Italiana vermelha

É normal que o café na Italianinha saia com gosto de queimado, ou que ela entupa por dentro, quando não, a gente esquece ela no fogo e acaba derretendo a alça. Já vi de tudo. Mas calma que a gente consegue fazer um café delicioso, acompanha aqui:

AS TRÊS PARTES DA CAFETEIRA

Temos a base, que colocamos a água, o filtro que encaixa na base, e a parte de cima, onde sai o café.

Ela é muito simples, você abre desrrosqueando a parte de cima da parte de baixo, e encontra o filtro. Se retirar o filtro, vai ver a base da prensa, que é onde enchemos de água – o nível de água que ela suporta é abaixo da válvula de escape de pressão.

Cuidado com a granulometria do pó que você vai usar. Nada muito fino, esse é um dos maiores problemas que temos nesse método. Teste um café com notas doces. Como é um café mais encorpado, denso e com uma extração por pressão, cafés mais delicados não vão sobressair.

Imagina: a água ferve, sobe e passa no pó, com uma certa pressão, então ela empurra o pó de café do filtro e continua subindo. Se o pó estiver muito fino ele vai continuar o percurso da água e chegar até o bocal do filtro que sai o café. Ou se ele não sair, ele vai agarrar dentro do filtro.

A dica é usar uma granulometria média. E na hora de colocar o pó no filtro não aperte, a intenção não é fazer caber mais, até lotar. Você precisa colocar a quantidade que enche o filtro e passar a mão pra tirar o que estiver sobrando por cima. A quantidade que cabe sem apertar é o suficiente para fazer um bom café.

Como o filtro é de metal e o café sai sob pressão, vai ser intenso igual um espresso. Esse método é um sucesso para as pessoas que gostam de um café forte.

Na parte de cima, onde sai o café, uma dica muito boa é: evite queimar o café colocando um pouquinho de água filtrada, o suficiente para cobrir o fundo.

Enrosque até o fim, tenha total certeza que fechou direitinho, se não vai vazar água nas bordas.

Leve ao fogo baixo, mantenha o fogo baixo durante toda a extração. E não vá fazer outra coisa enquanto a Italiana estiver no fogo. Fique atento aos sons que a válvula faz. E ao perceber que acabou todo o processo, desligue o fogo e espere alguns minutos para servir o café, pois ela vai estar muito quente.

Então depois de uns 5 minutos, sirva na sua caneca e aproveite seu café!

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments