< Voltar

Fazendo Café no Decanter

É o famoso Hario V60! Mas no que ele difere do Melitta e por que vários baristas preferem ele? Todas as razões se simplificam no design dele, enquanto o Melitta tem a base achatada e um furo no centro, o V60 é cônico e com um furo maior.

Para extrair um café temos que pensar que todas as reações químicas que acontecem são provocadas, basicamente, pela temperatura da água, pela granulometria que moemos esse café, e pelo tempo de contato entre a água quente e as partículas do pó de café.

O formato do V60 faz o café ser extraído de forma mais instantânea, sem muitas áreas de contato e permanência, então temos uma extração mais rápida, proporcionando uma filtragem limpa, que sobressaem acidez e doçura no geral. É uma bebida com características mais delicadas e saborosas, ele é o legítimo coado. Se a gente pudesse colocar em uma régua de níveis, ele estaria no extremo oposto do espresso.

Servindo café do decanter pra xícara

95% dos cafés coados no V60 tem um bom resultado na xícara, e é por isso que ele é tão querido. No nosso site você vai encontrar o Decanter, que é a jarra de vidro com o suporte que encaixa perfeitamente nela.  Então pegue seu filtro, esquenta a água, vamos de receita pra compartilhar com os amigos aquele coado espetacular.

Informações importantes: A capacidade do Decanter é de 700ml. O Hario V60 tem um filtro de papel próprio – que vem em pacotinhos com 100 unidades – desenhado para encaixar perfeitamente no suporte.

PASSO A PASSO

Pegue um filtro de papel, dobre a beiradinha e encaixe no suporte do Decanter.

Pegue seu café favorito, ligue a balança e separe 48g de café.

Moa em uma granulometria média.

Escalde o filtro e a jarra, e descarte a água.

Coloque o café no filtro, tare a balança.

Faça a pré infusão (sempre usando o dobro do peso inicial de café usado. Então se usamos 48g, a sua pré infusão tem que ser de 96ml)

Espere a liberação de gases, todas as bolinhas estourarem.

Continue jogando água em movimentos circulares, de fora pra dentro, até dar na balança 220ml.

Espere 30 segundos.

Continue em movimentos circulares até 400 e espere mais 30 segundos.

Finalize com 550ml.

 

É o ideal pra compartilhar com os amigos, boas xícaras e bons momentos!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscreva  
Notificar