< Voltar

Conhecendo o Café parte 2

A gente viu anteriormente que a bebida é determinada pelo desenvolvimento do fruto e de condições do cultivo, e do tipo de processamento, que afetam diretamente a qualidade da xícara que a gente bebe. Além disso, alguns fatores externos que formam o microclima da região são importantes para um resultado surpreendente.

Frutos vermelhos maduros e saudáveis

São 4 fatores principais para que esse fruto cresça saudável:

1) Incidência de chuva

É muito importante a falta de chuva por alguns determinados meses, para causar o stress no arbusto, e com a chuva o estado de dormência passar e a primeira florada surgir. Chover demais provoca várias floradas, e para uma safra e colheita boas o ideal é de uma a duas floradas por ano, para a planta gerar e completar seu ciclo de crescimento uniformemente.

2) Padrão do vento
Pode parecer estranho, mas sabia que muitas das pragas que afetam o cafezal vem pelo vento? E além de trazer impurezas o vento também é responsável por fenômenos de acumulação e dispersão de partículas, participam de fluxos de condensação da água, promovem variações térmicas, e fenômenos climáticos.

3) Exposição de Sol
O café é uma planta que se adapta melhor à sombra, e muda a duração de seus ciclos de acordo com a quantidade de luz que recebe diretamente. Muito Sol pode ser um problema, porque força um amadurecimento que nem sempre é uniforme e condiz com o estado de maturação do grão. Importante pensar que o que a gente consome como café é o que está dentro do próprio café, que não é a fruto.

4) Qualidade do solo
Os níveis de nutrientes encontrados no solo podem ser medidos e controlados, o que é necessário para saber quais fontes e condições naturais os frutos terão como base em seu desenvolvimento.

 

As flores são ultra sensíveis a ventos muito fortes, luz solar intensa e a geadas (assim como o fruto também é muito delicado). O normal é o fruto conter duas sementes e a polpa é pouca e doce. A doçura que o fruto apresenta não quer dizer a que a bebida terá, mas o sabor da polpa indica se o amadurecimento foi garantido, o que aponta em média  70% de qualidade geral.

Para as sementes ficarem no ponto ideal de consumo é necessário, que depois da colheita, passem por um processamento adequado, e a desidratação do fruto seja completa e chegue perto dos 12% de água.
Daí devem ser descascados, beneficiados, e armazenados em ambiente seco, limpo e se possível climatizado para manter, e prolongar o que tem de melhor dos atributos sensoriais perceptíveis ao paladar.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments