< Voltar

Como Podemos Ser Baristas em Casa

“O cheiro é tão mais gostoso que o gosto!”

Vamos começar a mudar a frase mais dita no mundo quando o assunto é café? E trocar por: “Como vocês fazem o café sair tão gostoso?”

De fato, difícil achar uma pessoa no mundo que não gosta do cheiro de um coado na hora quando acorda, o problema é que a qualidade do café nem sempre vai suprir essa expectativa, e dai vem aquela frase ali em cima… Mas calma, hoje a gente listou algumas dicas para você prestar atenção ao fazer seu café e o gosto tudo ser tão gostoso que até o vizinho vai te perguntar como que pode.

 

  1. Tenha um café de qualidade com torra recente –  já escrevemos sobre o que se deve levar em consideração para comprar um pacotinho de café. Então nem vou falar sobre moer o café na hora, viu?
  2. Gente, não subestimem as proporções. Ter uma balança para medir e saber a quantidade de pó de café que você está usando, para a quantidade de água, e o resultado de café final é uma matemática importantíssima de se prestar atenção. Se você não sabe o quanto está colocando existe uma grande (na verdade imensa) chance de estar tomando ou uma pancada (de tão forte), ou a famosa ‘água de batata’.
  3. Não venha me dizer que sua tia faz café no olho e deixa a garrafa térmica no esquema pra você tomar café o dia inteiro. Ou, gente, sério, se não tiver realmente como fazer na hora, beleza, mas café gostoso é café feito na hora, pode não parecer porque não é tão visível assim, mas as reações químicas que acontecem depois de algum tempo esquecido ali na garrafa, podem chegar a te fazer mal. E sério, café é uma bebida que faz bem pra saúde (claro, tudo na vida depende da quantidade, vamos levar isso em consideração, não é mesmo?)
  4. Então pega seu Hario, sua chaleira, sua balança e claro, seu café e faça uma extração honesta, gostosa, pega seus copinhos e sinta um abraço
  5. “Certo, vou fazer meu café agora, é errado eu ferver a água?” Hmmmm não! Não é errado, porque café é a maravilhosa reação química das temperaturas altas em contato com as pequenas partículas e a liberação dos óleos essenciais. Faz assim ó: deixa ferver, e antes de qualquer coisa: escalda o filtro de papel (papel tem gosto que altera o sabor do café, juro), escalda seu copinho, joga essas águas fora e dai sim, coloca o café no filtro, ajeita tudo e faz o café! Até você fazer isso tudo a água já chegou na temperatura ideal, e você não vai queimar o café.
0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments