< Voltar

Como Armazenar um Pacotinho

Comprei um pacotinho e abri, mas onde eu guardo o que sobrou?

250g de café não são consumidos de uma vez só, e existem alguns mitos sobre onde colocar o café, então…

  • Eu tiro dessa embalagem?

A embalagem que você tem aí tem válvula? É uma embalagem própria para café? A gente tem que ter em mente que café não estraga, envelhece. E o processo de envelhecimento é causado pelo contato com o ambiente (igual conosco, cada dia que a gente acorda estamos um pouquinho mais velhos). Por isso a gente indica que se for uma embalagem própria, mantenha nela, e sempre que usar lembra de fechar bem, tirando o oxigênio de dentro e tampando.

“Ah mas eu tenho um potinho à vácuo e eu uso ele frequentemente…” Certifique-se de limpar sempre que trocar o café, para não interferir os perfis sensoriais e prefira potinhos escuros, para menos interferência de luminosidade, que também acelera o processo de oxidação.

  • Deixo no armário, ou na geladeira, ou no freezer?

Pause para uma reação química: a molécula de café é capaz de absorver muito rápido outros componentes, se você guardar comidas próximo do seu café pode causar alguma interferência que vai alterar o sabor e aroma. Puxa aí na memória que talvez sua avó colocava pó de café para tirar o cheiro estranho de geladeira. Então é melhor manter fora dessa.

Continua no pause para a segunda reação química: a gente faz café com água quente, imagina a confusão que gera quando o café tá frio? Normalmente a gente guarda o grão verde, antes de torrar, em ambientes climatizados, para armazenar de forma a regular a umidade relativa. Mas o torrado, não.

O mais indicado é guardar na estante da cozinha, nada muito requintado. Deixa ele no cantinho do café, fora do frio, fora do Sol. Abre, pega a quantidade necessária e sempre lembre de fechar, retirando todo o ar lá de dentro. Assim a gente mantém por mais tempo a qualidade dos grãos, é fácil.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments