< Voltar

Campeonato de Aeropress

Amanhã, em Brasília, na cervejaria Criolina, teremos a quarta edição do Campeonato Nacional de Aeropress. Opa, mas o que é uma Aeropress? Para muitos baristas é o método mais legal de fazer café pela versatilidade que ela tem. Imagina uma injeção, é quase igual! Tem um êmbolo e um suporte, e se você pressionar vai fazer uma certa pressão, e dali vai filtrar um cafezão.

 

 

Para a Aero podemos usar filtro de papel ou metal (tem gente que faz até sanduíche de filtros), diferentes granulometrias para o pó, brincar com tempo de infusão e reação do processo de filtragem. Se a Aeropress fosse uma pessoa ela seria do tipo que todos nós sonhamos em ser, dos mais completos, sabe falar pelo menos duas línguas, entende de relacionamento social, é simpático e divertido, faz parte de vários grupos de estudo, tem tempo para os amigos e familiares, sabe cozinhar, dá conta das atividades da casa, tá sempre sorrindo, e faz tudo bem feito. Essa é a descrição, e de tudo o que você tentar fazer com a Aeropress as chances de dar saldo positivo são muito altas, quer ter a sua? Clique aqui.

Ela é de plástico, fácil de carregar na mochila e em viagens, vai do coado ao espresso, das intensidades, dos sabores e aromas mais variados, e esse é o mais legal: no campeonato todos recebem o mesmo café e o que faz um ficar mais gostoso que o outro, e passar pra próxima fase é a receita elaborada pelos participantes. É exatamente essa regra: os jurados vão escolher o mais gostoso da rodada.

Apresentada a Aero e o campeonato, o melhor desse post é que vamos deixar aqui a receita do campeão do ano passado, o Leonardo Gonçalves, do @cafeaoleu, do Rio de Janeiro, para você testar em casa a dele e criar as suas, porque a melhor forma de entender sobre café é tomando, né?

 

 

VOCÊ SABIA?

A Aeropress foi desenvolvida por designers que pensam com

praticidade queriam uma dose que coubesse na caneca e nada mais. 

Ela nasceu em 2005, dentro de uma empresa de brinquedos, a Aerobie, a mesma que criou

os frisbies, e com meses de nascida já ganhou o coração de baristas e coffeelovers do mundo todo.

 

 

.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


2 Comentários
Antigos
Novos
Inline Feedbacks
View all comments
Luciene
Luciene
5 anos atrás

Que artigo fácil de compreensão! Adorei!
Me cadastrei na Wolffcafe e irei acompanhar as divulgações e promoções.
Parabéns pela iniciativa!