< Voltar

As Origens Do Café no Brasil

“Ah mas o melhor café sempre vai pra fora, o que fica aqui pra gente tomar é o ruim” vamos pensar nessa frase e no que ela representa pra nós, Brasil, maior produtor de café do mundo.

 

O café não é natural daqui, ele veio da Etiópia, e a primeira vez que plantamos uma mudinha em solo brasileiro (em 1727, há controvérsia, tem lugares que dizem ser por volta de 1760) a verdade é que nossa condição climática forneceu uma adaptação muito rápida e o pé de café se sentiu em casa.

Mas foi só depois de 1857, com a demanda de café da europa aumentando significativamente por ter sido considerado o principal alimento de luxo dessa época, que a gente começou a plantar em outros estados e ver potencial econômico nisso tudo.

E aqui a gente aperta o pause rapidinho: países colonizados são sempre ótimos fornecedores, de agricultura principalmente, nossa história ditou o caminho a ser percorrido bem antes da gente mesmo escolher: por demanda começamos a produzir, plantamos café em áreas imensas, e fomos batendo recordes de produção desde então. Sempre pensando em quantidade, quantidade e mais quantidade (os barões do café que nos digam!).

Logo muito cedo os cafés bons eram usados para uma lógica muito bem conhecida de todos nós, a de “preciso pagar minhas contas” e claro, se tem gente interessada no melhor e que vai pagar bem por isso, vamos vender, tudo o que der.

E assim começamos a tomar o que sobrava.

Tomar café faz parte de nossas vidas, é tão rotineiro, nosso dia já começa com o “Café da Manhã”, a gente acorda e logo pensa em uma xícara quentinha e… puxa, os gringos tomam o melhor café né?! Calma, não é bem assim hoje em dia.

A terceira onda do café teve impactos ferozes em todos nós, e finalmente começamos a estudar o que é um grão de café e a procurar um pós colheita que nos permita desfrutar de uma safra deliciosa… e sempre estamos a  procura da xícara perfeita! Você pode começar experimentando os cafés torrados por nós, clica aqui para conhecer.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments