< Voltar

Aprendendo os Sabores

Se você já tomou vários cafés da Wolff, sabe que temos três opções diferentes de pacotinhos. Tem o W1, o W2, WR. Cada número indica um tipo de complexidade diferente, e o WR é sempre um microlote, quer dizer, um café raro.

Xícaras de café, duas vazias uma com café

Entre todas essas opções, vamos encontrar sabores, corpos, texturas e aromas específicos, de cafés que passaram por um processo cuidadoso para garantir qualidade e carinho, que chega até você com uma curva de torra bem definida que expande todas as nuances do café.

E os sabores… bem! Temos uma roda imensa de descritivos para tentar categorizar um café. Um café sempre vai te apresentar um monte de detalhes que, quanto mais você toma cafés especiais mais facilidade você vai ter de descrever. Um mesmo café pode apresentar sabores mais potencializados dependendo do método de extração, e da mão do barista que vai fazê-lo.

Essa roda de sabores foi elaborada em conjunto, por profissionais que estudam café especial mundialmente. E nem tudo o que está nela são resultados positivos. Veja a roda como uma ferramenta que te auxilia a descobrir o que você tem em mãos, ela ainda é um material em desenvolvimento, e por abranger todas as regiões produtoras de café do planeta, precisa de um acompanhamento lado a lado.

Roda de sabores SCA

O sabor do café ainda é um mistério pra ciência – tem muito ainda pra ser descoberto sobre esse grãozinho que as vezes nem parece lá grandes coisas. O que forma e transforma os sabores, a forma de compreendê-los e a metodologia que existe para auxiliar é uma tentativa de concretizar e padronizar a compra e venda mundial.

Sempre que você tomar um café, se pergunte o que tem além do próprio sabor do café. Se arrisque a descrever e, acompanhe, na perda de temperatura, o que muda, o que sobressai, o que você sente. E lembra que a gente que bebe café todo dia, nem sempre tem uma xícara espetacular. A cada xícara dedique um momento para provar olhando para a roda, vai te ajudar a entender e definir o que é qualidade e o que é defeito. E conte com a gente para xícaras surpreendentes!

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


1 Comentário
Antigos
Novos
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] isso existe? A gente toma café há tanto tempo e só agora eu vejo profissionais conversando sobre sensorial de um grão. O que é que esse povo descobriu […]