< Voltar

A Morte De Um Café

Apocalíptico né? Mas, em que momento pode se falar ‘ixi, tá ruim, passou da validade’. Será que um café estraga? Por que que a validade do nosso pacotinho não é de um ano igual aos cafés que a gente encontra no supermercado? Quando que um café fica inapropriado para o consumo?

Mesa de café com amigos

Essas são perguntas MUITO importantes para que possamos falar inclusive sobre qualidade do que ingerimos e principalmente, saúde! Para isso vamos voltar aqui: o café é um alimento, clique aqui para ler mais sobre isso. E café é uma fruta. Nos responda uma coisa: quando você compra um cacho de uvas na feira, você consome em até quantos dias? Se não for comer no dia mesmo que comprou, em menos de uma semana as uvas vão apodrecer, apresentando cheiro e gosto ruins.

‘Ah mas a gente não toma o fruto, o que a gente toma é o grão! Duvido que ele estraga fácil assim’. É um bom argumento, mas já parou pra sentir o cheiro do café que está moído e empacotado há meses, e comparou com o cheiro do café que você compra no nosso site?

Qualidade é questão de saúde sim! Só pelo cheiro você consegue entender do que estamos querendo dizer. Um café torrado e moído há muito tempo sofre um processo de oxidação, e não só muda o sabor e deixa com gosto de remédio, como também te faz mal, o seu sistema digestivo sofre por entrar em contato com um alimento que não está mais apropriado para consumo. Muitas pessoas dizem que o café dá queimação, refluxo e dor de estômago.

No café passa desapercebido para muitas pessoas, e é fácil se enganar, porque o maior problema é que café nunca “estraga”, ele apenas envelhece. E quando digo estraga quero dizer que ele não vai mudar de cor ou de aspecto visual. Deixe uns grãos, ou o próprio pó, esquecidos dentro de um pote que você vai ver – passam anos e anos e o café vai continuar igualzinho. E quando digo que ele envelhece, diferente do vinho que fica mais complexo e gostoso, o café perde propriedades importantes quanto ao sabor e ao aroma, e pior, ele passa a nos fazer mal.

Por uma questão de saúde, cuidado e responsabilidade não aceite, e nem ache normal, que um alimento tenha validade de até um ano, e não compre um pacotinho sem nem ter informações sobre data de torra nas embalagens. O normal hoje, que a gente lê na maioria das embalagens é ter indicado data de fabricação, que é bem diferente de data de torra.

Qualidade não é brincadeira, café não é qualquer um. O mais indicado para comprar consciente de que vai te trazer bem estar – afinal, café é sinônimo de felicidade – são cafés de torra fresca, de no máximo um mês de torra. Para consumir em até três meses. Se conseguir, compre em grãos e moa na hora que for fazer seu café.

Que tipo de café você está tomando?

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificar
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments